SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O modelo da equivalência de estímulos na análise de distúrbios de ansiedade: os efeitos da história experimental e da qualidade de estímulos em sujeitos ansiosos e não-ansiososÉtica profissional: fatos e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ROSE, Júlio César de. O que e um skinneriano?: Uma reflexão sobre mestres, discípulos e influência intelectual. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp.67-74. ISSN 1517-5545.

Pesquisadores e estudiosos da Psicologia geralmente filiam-se a alguma corrente de pensamento, uma "linha" ou "abordagem". Este artigo analisa a influência de grandes pensadores sobre a formação de uma corrente de pensamento e a necessidade, para que esta seja fecunda, de discípulos que tenham graus variados de convergência e divergência com o pensamento do mestre. A influência de Skinner é analisada nestes termos, observando-se que ele tem tido importantes discípulos convergentes e praticamente nenhum discípulo divergente, o que limita a variabilidade do pensamento skinneriano e pode comprometer a fecundidade e a própria sobrevivência desta corrente de pensamento.

Palavras-chave : Behaviorismo; Behaviorismo radical; Análise comportamental; Skinner; Influência intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português