Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
versão impressa ISSN 1517-5545
Resumo
BANACO, Roberto Alves. O acesso a eventos encobertos na prática clínica: um fim ou um meio?. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp.135-142. ISSN 1517-5545.
Terapeutas comportamentais têm perguntado a seus clientes a respeito de eventos encobertos, com propósitos terapêuticos. No entanto, apesar dessa prática ser possível a partir de uma postura behaviorista radical, ela só se completa quando o terapeuta utiliza-se da informação sobre eventos encobertos para acessar as contingências ambientais com as quais o cliente estiver em relação. O presente trabalho alerta para o risco dos terapeutas contentarem-se com a informação sobre os eventos internos, sem a busca de relações ambientais a partir dela. Pretende também discutir estas questões através do levantamento na literatura das possibilidades de planejamento de contingências respondentes e operantes que provoquem comportamentos abertos, respostas encobertas e relatos de eventos privados.
Palavras-chave : behaviorismo radical; análise funcional; terapia comportamental; eventos encobertos; modelos experimentais.