SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Satisfação conjugal de casais com filhos portadores de deformidades faciaisTerapia comportamental e análise funcional da relação terapêutica: estratégias clínicas para lidar com comportamento de esquiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MATOS, Maria Amélia. Controle de estímulo condicional, formação de classes conceituais e comportamentos cognitivos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp.159-178. ISSN 1517-5545.

O trabalho consiste numa breve revisão dos principais conceitos, procedimentos e resultados na área de controle do comportamento por estímulos condicionais, voltando-se principalmente para aqueles pertinentes ao estudo de relações emergentes de estímulos equivalentes. A pertinência desses conceitos e procedimentos para o estudo de fenômenos comportamentais complexos, como a formação de classes conceituais, é discutida. Contribuições da área para entender processos de aquisição da linguagem, para desenvolver procedimento de acesso a encobertos, e para estudar interações respondente-operante, são descritas. Algumas distinções entre uma abordagem comportamental e uma abordagem mentalista a essas questões são apontadas.

Palavras-chave : controle de estímulo; discriminações condicionais; relações de equivalência; classes de estímulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )