SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Bases filosóficas da noção de relação funciona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.2 no.2 São Paulo dez. 2000

 

EDITORIAL

 

 

A partir deste volume II, número 2, será possível iniciar o processo para que a nossa Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva seja classificada entre os periódicos científicos da área da psicologia. A revista será avaliada para constar da LILACs - catálogo de revistas latino americanas e do Caribe - da CAPES e conseqüentemente pela ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Somente quando publicarmos o volume III, número 1, do ano 2001, poderemos iniciar o processo da avaliação internacional.

Os critérios para indexação são rigorosos. De modo geral, é feita em dois eixos: âmbito (internacional, nacional e local) e qualidade (A, B e C). Para atender a esses itens alguns dos requisitos são constituídos pela abrangência geográfica dos autores e do Conselho Editorial e, evidentemente, pela autoria e conteúdo dos artigos dos autores publicados. Temos a nossa coleção Comportamento e Cognição, iniciada em 1997, pela diretoria gestão 96/97, presidida por Roberto Banaco, que resgatou trabalhos escritos e apresentados em anos anteriores, de penetração nacional. Precisamos com a Revista manter esta posição e, se possível, dar um outro passo além.

Agradeço aos autores que enviaram trabalhos criativos e acadêmicos e também aplicações adaptadas à nossa população e com avaliações do trabalho realizado. É graças a esse esforço para comunicar seu trabalho e suas idéias para uma audiência crítica que completamos uma etapa e estamos entrando no início dessa fase de avaliação. Dependemos de periodicidade para bons resultados. Sabemos que a disciplina necessária para organizar e analisar as idéias, na forma escrita, é trabalho árduo indispensável para que nossa área de conhecimento frutifique.

Com a Revista, de sociedade científica reconhecida pela SBPC desde 1998, colocamo-nos em posição privilegiada. O nosso conselho editorial, deseja a mais elevada análise conceituai e metodológica. Concordamos com eles. No entanto, a direção da Revista conhece a história das sociedades e publicações em terapia comportamental e cognitiva e sua base científica, além de considerar a expectativa dos leitores e a busca de colocações definitivas para certos tópicos. E por isso que temos optado por publicar artigos de fundamentação teórica e de aplicação e aceitar o desafio de atingir o público comportamental e cognitivo tanto dedicado à pesquisa, como aqueles que fazem revisão de área ou reflexão sobre assuntos específicos e tratamentos propostos.

Esperamos que a qualidade dos trabalhos permaneça por seus méritos e não simplesmente por estarem publicados. Esperamos, ainda, que nossa Revista seja lida por estudantes e profissionais e que contribua para produzir conhecimento e formar pensamento crítico, com a ampla divulgação na comunidade. Alguns leitores não concordarão com cada um dos artigos publicados, mas todos eles são instigantes, interessantes e esperamos que contribuam para formar uma comunidade de leitores comportamentais que apurem sua formação metodológica, teórica, erudita e ética.

Finalmente, solicito a todos que enviem trabalhos para apreciação para que nossa publicação seja regular e conforme o esperado: dois exemplares anuais.

 

Rachel Rodrigues Kerbatty
Editor