SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Investigação dos efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica, sobre três classes de respostas verbais do cliente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MICHELETTO, Nilza. Bases filosóficas da noção de relação funciona. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp.115-121. ISSN 1517-5545.

São apresentadas, brevemente, discussões passíveis de serem relacionadas à noção de relação funcional com o objetivo de levantar algumas conseqüências para compreensão daquela noção como proposta por Skinner. São descritos o uso do conceito de relação entre idéias proposto por alguns empiristas ingleses; o aparecimento da noção função nas ciências naturais, estreitamente associada à biologia e a extensão desta noção para a psicologia, inicialmente, nos estudos da frenologia, cujo método objetivista influencia a psicologia experimental americana; os estudos das funções da consciência relacionadas às mudanças evolutivas de William James; e a noção de função das ciências matemáticas adotada por Mach ao propor a noção de relação funcional. Estes vários usos da noção de relação funcional são relacionados à noção apresentada em vários momentos da obra de Skinner, considerando as transformações que se operam no sistema explicativo por ele proposto.

Palavras-chave : relação funcional; função; explicação do comportamento e behaviorismo radical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )