SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Uma análise das referências feitas por Skinner de 1930 a 1938Versão brasileira da entrevista de Paykel para eventos de vida recentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. A prática e as implicações da análise funcional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp.35-45. ISSN 1517-5545.

Este artigo explora o significado da análise funcional desde a situação típica da caixa de Skinner no laboratório animal operante até a situação clinica. Propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de fazer-se análise funcional e sobre as implicações paradigmáticas e práticas destas. A análise funcional como é praticada no seio da Análise Aplicada do Comportamento contemporânea traz, em si, as garantias metodológicas herdadas da Análise Experimental. A análise funcional praticada na Análise Clínica do Comportamento levou o mesmo raciocínio experimental um passo além dessas garantias, tomando a sério a consideração Skinneriana de que o sujeito controla tanto o comportamento do analista quanto o analista controla o do sujeito. Ambas as maneiras de fazer análise funcional são válidas, dependendo do propósito e do contexto da análise, se bem que a Análise Clínica nos confrontou de maneira mais aguda com as implicações epistemológicas da análise funcional: a cosmovisão contextualista, o axioma da primazia funcional e a natureza recursiva da análise.

Palavras-chave : Análise funcional; Epistemologia; Terapia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português