SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estratégias de enfrentamento utilizadas por gagos adultos, não submetidos à terapiaEfeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FONAI, Ana Carolina Vieira  e  DELITTI, Maly. Algumas contingências mantenedoras do comportamento de prostituir-se. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.103-113. ISSN 1517-5545.

A prostituição é um fenômeno social comum em diversas civilizações. Apesar de ser mantida pela sociedade e por seus componentes, também é por ela discriminada enquanto profissão, o que acarreta em diversas punições às prostitutas. Este estudo teve por objetivo investigar quais contingências mantêm o comportamento de prostituir-se, negando, desde o início, causas internas como “caráter”, e focalizando a relação entre a prostituta e o seu ambiente. Foi considerado como comportamento de prostituir-se o ato de manter relações com um cliente em troca de dinheiro. Foram verificadas contingências reforçadoras e aversivas envolvidas no comportamento de prostituir-se. A análise foi baseada no relato verbal de seis prostitutas de diferentes locais de atividade e fundamenta-se nos princípios da análise do comportamento. Foram identificadas como contingências mantenedoras: esquiva de situação anterior mais aversiva, imitação, reforçamento imediato, reforçadores generalizados, reforçadores primários, entre outros. Outro aspecto observado foi que a estimulação aversiva do trabalho não tem controle sobre o comportamento quando em competição com os reforçadores mencionados, provavelmente por ser atrasada e gradualmente introduzida.

Palavras-chave : Prostituição; Análise de contingências; Análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )