SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Correspondência verbalEstudo de caso: treino cognitivo de controle da raiva em paciente com hipertensão leve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CUNHA, Luciano de Sousa  e  BORLOTI, Elizeu Batista. O efeito de contingências de reforçamento programadas sobre o relato de eventos privados. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.209-230. ISSN 1517-5545.

Este experimento investigou o controle de contingências programadas sobre eventos privados do tipo sentir, empregando um procedimento que eliciou tais eventos e evocou o tacto dos mesmos, elucidando como as contingências de reforçamento programadas se relacionam com tactos de eventos privados. Participaram 20 estudantes, de ambos os sexos (11-14 anos) que executaram tarefas do software Psychotacto2.0. O software simulou quatro contingências básicas (reforço e punição, positiva e negativa) coletando relatos verbais sobre sentimentos em cada contingência. Resultados: Em cada fase, predominaram os relatos: Reforçamento Positivo: contentamento, ansiedade, satisfação e alegria; Punição Negativa: frustração, desapontamento, tristeza e apreensão; Punição Positiva: raiva, aborrecimento, ansiedade, apreensão e medo; Reforçamento Negativo: ansiedade, apreensão e alívio. Conclui-se que a exposição às contingências pode eliciar eventos privados do tipo sentir e produzir tactos que coincidem em grande parte com os tactos “esperados” em cada contingência, de acordo com análises teóricas dos estudos em Análise do Comportamento.

Palavras-chave : Análise do comportamento; Tacto de eventos privados; Contingências programadas; Software.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )