SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop Emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MAGALHAES, Priscila Giselli Silva; ASSIS, Grauben José Alves de  e  ROSSIT, Rosana Aparecida. Ensino de relações condicionais monetárias por meio de "Matching to Sample" para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.4-22. ISSN 1517-5545.

O estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de escolha de acordo com o modelo (MTS) sobre aprendizagem de relações monetárias em crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. A maioria dos participantes apresentou emergência de relações. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II, o que confirma a importância de pré-requisitos para aprendizagem de relações monetárias.

Palavras-chave : relações condicionais; equivalência monetária; crianças surdas; pré-requisitos matemáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )