SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Associação entre suporte social, depressão e ansiedade em gestantesDificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MARTINELLI, Selma de Cassia  e  BORGES, Thelma Pontes. Desempenho acadêmico e integridade do ego. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.49-58. ISSN 1676-7314.

O presente estudo investigou as relações entre o desempenho em escrita e a força do ego. A amostra foi composta por 100 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 13 anos e que cursavam a terceira série do ensino fundamental de uma escola pública. Para avaliação do desempenho acadêmico foi solicitado dos participantes a escrita de um ditado e para avaliar a força do ego utilizou-se o Teste Desiderativo. Os participantes foram classificados em três grupos, os de ego fragilizado, ego moderado e ego forte. Os resultados mostraram haver uma correlação negativa entre força do ego e desempenho em escrita, bem como indicaram que o grupo considerado com ego fragilizado, teve um desempenho inferior na produção escrita quando comparado ao grupo com ego forte. Por sua vez, o grupo com ego moderado também teve desempenho inferior em escrita que o grupo de ego forte.

Palavras-chave : Escrita; Teste desiderativo; Desempenho de estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )