SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Saúde mental: uma questão de vínculosA importância dos grupos hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SEI, Maíra Bonafé; OLIVEIRA, Sonia Aparecida Pires de; CABRERA, Catalina Camas  e  KODATO, Sérgio. Atenção psicossocial à mulher e criança vitimizada: uma experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2003, vol.4, n.4, pp.77-82. ISSN 1677-2970.

A violência, cujos indicadores mostram-se altos, traz diversas conseqüências, físicas e psicológicas, para aqueles que dela são vítimas. Faz-se necessário uma atenção cuidadosa à problemática e à população atingida. Por conta dessa necessidade que foi criado, em Ribeirão Preto, o GEAVIDAS (Grupo de Estudos e Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual). Foi desenvolvido um protocolo onde a vítima recebe atendimento médico, legal, psicológico e social no pronto-atendimento. Entretanto, tendo em vista a necessidade de um atendimento psicológico que não apenas o de urgência, criou-se em 2001 um convênio com a FFCLRP-USP para o atendimento, por estagiários de 4º e 5º anos de Psicologia, das vítimas encaminhadas. Contudo, percebeu-se que apenas o atendimento individual não estava sendo capaz de atender à demanda, gerando espera e desistência do tratamento e optou-se pela criação de grupos de espera para mães e adolescentes, onde possam trabalhar suas angústias, vivências e sentimentos, podendo fazer uso das vantagens que um setting grupal oferece.

Palavras-chave : Abuso; Violência; Trauma; Psicoterapia; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )