Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista da SPAGESP
versão impressa ISSN 1677-2970
Rev. SPAGESP v.6 n.1 Ribeirão Preto jun. 2005
EDITORIAL
Psicoterapia grupal em tempo de transição
Manoel Antônio dos Santos 1
Mais uma edição da Revista da SPAGESP é colocada à disposição da comunidade científica e dos profissionais de saúde mental. É com satisfação que comunicamos que a Revista agora encontra-se indexada nas bases LILACS/BIREME e IndexPsi.
Assim, chegamos ao sexto número com ânimo renovado e disposição para continuar veiculando a produção de estudos científicos que tenham como temática principal os grupos. É bom lembrar que esse periódico surgiu do imperativo da necessidade de divulgação de conhecimento sistematizado e de experiências bem-sucedidas de grupos em suas diferentes estratégias teóricas e contextos de aplicação, com o intuito de subsidiar novas formas de intervenção na realidade capazes de gerar desenvolvimento social.
Nessa ocasião, desejo agradecer a todos que colaboraram com esse número da Revista: autores, revisores, tradutores e equipe de redação, e à diretoria da SPAGESP, em nome de Dorothy Bono de Abreu, pelo apoio incondicional e pela confiança depositada em nosso trabalho. Em especial, desejo consignar minha gratidão aos professores Waldemar José Fernandes, editor da Revista até 2004, Beatriz Silvério Fernandes e Érika Arantes de Oliveira, membros do Conselho Editorial. É preciso dizer que, com seu entusiasmo e espírito de liderança, Waldemar e Beatriz consolidaram este periódico como um importante veículo de discussão no meio acadêmico.
Para esse número, a Revista da SPAGESP apresenta artigos que discutem conceitos e teorias que sustentam a praxis grupal em diferentes contextos de aplicação. Os trabalhos reunidos no presente volume apontam para uma ampliação do compromisso ético-social por parte dos profissionais de saúde mental. Aproveitamos a oportunidade para consignarmos nosso interesse em ampliar os intercâmbios e parcerias com todos aqueles que apostam no potencial transformador da produção e circulação do saber, entendido como via para o aprimoramento permanente do espírito humano.
1 Editor da Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, e-mail: masantos@ffclrp.usp.br