SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A má vontade e as possibilidades de crescimento mental a partir do fortalecimento dos vínculos amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MALAQUIAS, Carolina de Araujo  e  EMILIO, Solange Aparecida. A lógica da exclusão alimentada pelos programas de inclusão. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.00-00. ISSN 1677-2970.

O presente artigo propõe-se a discutir a inclusão do aluno beneficiado pelo ProUni - programa criado pelo Governo Federal em 2004, que apresenta como intuito eliminar as diversas desigualdades existentes e historicamente acumuladas, tentando garantir a igualdade e compensar as perdas provocadas pela discriminação. Comumente, as discussões em relação à inclusão estão vinculadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, porém, neste trabalho, ela é vista de forma mais ampla, pela participação efetiva das pessoas na Educação. Partimos do estudo de caso de um aluno beneficiado pelo ProUni na cidade de São Paulo e encontramos como principais resultados: a existência de pouco espaço, dentro da universidade, para a reflexão acerca do programa; a negação da discriminação e do preconceito; a identificação com os pares; e a ênfase no esforço pessoal. A discriminação existe, mesmo que seja negada, entre os alunos pagantes e os alunos bolsistas. A lógica da exclusão se mantém sob o véu da inclusão.

Palavras-chave : Inclusão; Universidade; Preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )