SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Grupos de adesão como fonte de recursos no convívio com HIV/AIDSAtendimento psicológico em grupo a jovens adultos portadores de necessidades especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GAZIGNATO, Elaine Cristina da Silva et al. “Beleza põe mesa?”: transtornos alimentares e grupo. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.24-32. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é apresentar uma atualização da literatura acerca dos transtornos alimentares (TA) e refletir sobre a aplicabilidade da estratégia grupal no tratamento da anorexia nervosa (AN) e da bulimia nervosa (BN). Os estudos evidenciam que a psicoterapia de grupo oferece um contexto de apoio centrado nas questões que esses transtornos deflagram, como as angústias, dúvidas e resistências em relação ao tratamento (psicoterapia, tratamento medicamentoso, rotina de consultas, exames e procedimentos, exposição à tecnologia médica e psicossocial), alterações no cotidiano, repercussões na vida familiar e no ambiente social. A situação grupal torna-se um espaço seguro para a expressão emocional e intensa troca de experiências, uma vez que favorece a produção coletiva de significados, que podem ser explorados e canalizados na busca de soluções para os problemas comuns que afetam o cotidiano de todos. Nesse contexto, o artigo destaca os fatores terapêuticos que constituem uma das abordagens que permite analisar o potencial transformador do grupo. A identificação desses fatores, que correspondem a mecanismos promotores de mudança, autorrevelação e apoio no espaço grupal, favorece a compreensão dos TA na perspectiva do próprio paciente.

Palavras-chave : Anorexia; Bulimia; Transtornos alimentares; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )