SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O desvelar da velhice: as contribuições da psicanálise na busca de sentidos para a experiência do envelhecerGrupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência (GREIVI): a construção de saberes e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. As vivências de separação e o encerramento da psicoterapia de grupo: uma breve reflexão. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.52-59. ISSN 1677-2970.

Este artigo consiste em uma reflexão sobre a relação existente entre as vivências de separação e o encerramento da psicoterapia de grupo, tema este trabalhado em um capítulo da Monografia de Conclusão do Curso de Formação em Psicoterapia Analítica de Grupo da SPAGESP produzido pela autora. O objetivo é buscar compreender os processos de separação vivenciados pelos seres humanos em seu desenvolvimento e na psicoterapia de grupo. Para tal reflexão foi realizado um diálogo com alguns autores que escrevem sobre o tema. Da definição do termo às elaborações significativas, verificou-se que a separação constitui uma vivência necessária e dolorosa para o ser humano nas relações que vão sendo estabelecidas em seu viver.

Palavras-chave : Separação; Psicoterapia de grupo; Término.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )