SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O grupo e a institucionalização do movimento analítico brasileiroSubjetividade e alteridade: considerações sobre os fundamentos de uma clínica grupal na perspectiva Winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PENNA, Carla Maria Pires e Albuquerque. Grandes grupos: dinâmica e terapia. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.19-25. ISSN 1677-2970.

Este trabalho tem o objetivo de localizar o início dos trabalhos na Inglaterra com grandes grupos, praticamente desconhecidos dentro de uma perspectiva psicanalítica no Brasil, apresentando as pioneiras contribuições de John Rickman e Pierre Turquet, que culminaram com a postulação em 1975, de um quarto suposto básico - a teoria de Oneness - presente em grandes grupos não estruturados. O artigo ressalta a importância da psicoterapia analítica de grupo voltar-se para a pesquisa teórica e a prática com grandes grupos que trazem interessantes perspectivas na atualidade para o trabalho grupal, que envolvem violência, trauma ou situações de conflito intra e inter grupais. Vale assinalar que estes trabalhos vêm sendo conduzidos em diversos países da Europa.

Palavras-chave : Grupos; Psicanálise de grupo; Tamanho do grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )