SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Subjetividade e alteridade: considerações sobre os fundamentos de uma clínica grupal na perspectiva WinnicottianaGrupos Balint: suas especificidades e seus potenciais para uma clínica das relações do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ANDREA, Maria Amélia. Grupos breves: uma nova experiência e possibilidade na atual realidade. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.34-39. ISSN 1677-2970.

Este trabalho descreve a forma como estruturei os grupos psicoterapêuticos com número de sessões pré-determinadas após a aprovação da Lei ANS 9656, momento em passou a ser obrigatório a todos os convênios proporcionarem 12 sessões de psicoterapia ao ano para seus usuários, e também minhas reflexões acerca destes grupos de curta duração. Nesta forma de trabalho breve, não é possível realizar mudanças estruturais, mas sem dúvida mudanças que resultam das reflexões e troca de experiências. È possível valorizar o conhecimento que cada um tem acerca de si mesmo e auxiliar na busca das questões não resolvidas, além de proporcionar a possibilidade de não sentir-se só em sua dor. Por ter uma duração curta, este formato de grupo traz desde o inicio a certeza do seu fim, mas pode ser vivenciado intensamente enquanto dura este processo.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Psicoterapia breve; Grupo breve.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )