SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Representação dos profissionais da saúde pública sobre o aborto e as formas de cuidado e acolhimentoExperiências de uma equipe interdisciplinas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Natália Michelato; PAIVA, Fernanda Cevithereza  e  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Grupoterapia e deficiência auditiva infantil: trabalhando com mães e crianças. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.56-67. ISSN 1677-2970.

Este estudo consiste no atendimento em grupo realizado através do estágio de grupoterapia no quinto ano de Psicologia em 2009 com três crianças, entre sete e dez anos, portadoras de deficiência auditiva e com suas mães, com idades entre 25 e 40 anos. Os atendimentos semanais ocorreram na Clínica de Psicologia da Universidade. O objetivo desse artigo é compartilhar esta experiência grupal de trabalhar com as crianças e seus familiares em grupos distintos, porém concomitantes, oferecendo um espaço que favorece a expressão de conflitos pessoais e relacionais; para as crianças por meio do lúdico e às mães por meio do relato oral. O recurso usado para a análise qualitativa dos dados foi o relato das sessões com as crianças e com as mães, transcrito por cada estagiária após o atendimento e a psicanálise foi o referencial teórico utilizado. No decorrer do processo de intervenção grupal observaram-se mudanças positivas na relação de mães e filhos e através do espaço oferecido em grupo puderam lidar com os conflitos vivenciados acerca da deficiência auditiva e do relacionamento familiar.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Perda auditiva; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )