SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: Percepções de Genitores e ProfessoresLuto: questões do manejo técnico na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASARINI, Karin A.; MARTINS, Maria Auxiliadora; BASILE-FILHO, Anibal  e  GORAYEB, Ricardo. Análise qualitativa do uso de manual informativo para familiares em UTI. Rev. SPAGESP [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.55-72. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi analisar qualitativamente os efeitos do uso de Manual Informativo (MI) sobre a compreensão das informações e comportamentos dos familiares nas visitas aos pacientes. Foram utilizadas entrevista semiestruturadas. Os seis primeiros familiares, Grupo I, não receberam o MI. Os seis seguintes, Grupo II, receberam o MI. Todos foram entrevistados nas primeiras 72 horas de internação. No Grupo I, identificaram-se percepções incompletas sobre UTI e paciente, dificultando a formulação perguntas e acentuando sentimentos de impotência e isolamento. No Grupo II, evidenciaram-se maiores compreensão e coerência das informações, maior domínio de termos técnicos e comportamentos mais ativos dos familiares. A informação escrita sistematizada colaborou para o esclarecimento dos familiares, aumentando segurança em relação aos profissionais/pacientes, diminuindo seu sofrimento.

Palavras-chave : comunicação; manual informativo; UTI; familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )