SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativoTutoria acadêmica personalizada para estudantes universitários esportistas de alto nível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MOGNON, Jocemara Ferreira  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.227-237. ISSN 1984-7270.

Este estudo investigou a associação entre vivência acadêmica e desenvolvimento de carreira, bem como possíveis diferenças relativas às variáveis sexo, idade e etapa do curso. Participaram 208 universitários, de duas universidades particulares dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, com idades entre 18 e 51 anos, sendo 62,5% homens. Foram utilizados o Questionário de Vivência Acadêmica - versão reduzida (QVA-r) e as Escalas de Desenvolvimento de Carreira. Os resultados indicaram correlações positivas, com magnitudes variando de fraca a moderada entre a vivência acadêmica e o desenvolvimento de carreira, mas apenas as dimensões carreira e pessoal do QVA-r mostraram-se preditoras do desenvolvimento de carreira. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas referentes à idade e à etapa do curso nos dois instrumentos.

Palavras-chave : estudantes universitários; desenvolvimento profissional; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )