SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidadeO estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des)ilusões da entrada na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

MARTINS, Ana  e  COIMBRA, Joaquim Luís. Significados atribuídos ao trabalho pelos jovens adultos portugueses do ensino superior: modo crise?. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.37-49. ISSN 1679-3390.

O objetivo da presente investigação é comparar significados atribuídos ao trabalho entre estudantes, finalistas e diplomados do Ensino Superior em Portugal (N = 1421). Procuraram-se diferenças de estatuto, sexo, faixa etária e situação profissional (diplomados). Utilizando a versão abreviada da Escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT-R; Sobral, 2008), concluiu-se, como principais resultados, que os estudantes valorizam mais a dimensão positiva e negativa que os diplomados; mulheres valorizam mais a dimensão da realização pessoal e positiva do trabalho; sujeitos com menor idade que valorizam mais as dimensões positiva, negativa e económica. Implicações deste estudo são discutidas.

Palavras-chave : significados atribuídos ao trabalho; ensino superior; jovens adultos; transição para o mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons