SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em pronto atendimento: perspectiva dos profissionais de saúdeSaúde Mental no Sistema Único de Saúde: mapeamento das contribuições dos Centros de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOARES, Marcos Hirata  e  OLIVEIRA, Felipe Santana. A relação entre álcool, tabaco e estresse em estudantes de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.88-94. ISSN 1806-6976.

OBJETIVO: este estudo caracteriza o estresse do estudante de enfermagem, sua relação com o processo de formação acadêmica e com o uso de substâncias psicoativas. MÉTODOS: trata-se de estudo descritivo, transversal, com 149 estudantes, em Londrina, PR, em 2012. Foram utilizados a escala Avaliação de Estresse no Estudante de Enfermagem e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras Substâncias Psicoativas. A análise foi feita com o Statistical Package for Social Sciences, versão 15, pelos testes de Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra e correlação de Spearman, em nível α<0,05. RESULTADOS: identificou-se maior prevalência no consumo do tabaco, diferenças entre o nível de estresse no decorrer das séries, uma relação negativa fraca entre o estresse e o consumo de tabaco e uma relação positiva fraca quanto ao consumo de álcool e estresse. CONCLUSÃO: o estudo contribuiu para descrever as relações entre o estresse, o processo de formação acadêmica e o uso de álcool e tabaco.

Palavras-chave : Estresse Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Instituições de Ensino Superior; Detecção do Abuso de Substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )