SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2As Cores de Pastore: reflexões fenomenológicas sobre o grafite e a arte de viverCaracterísticas das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LEMOS, Daniela Torres de Andrade  e  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Doença e Morte na Umbanda Branca: A Legião Branca Mestre Jesus. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.2, pp.677-703. ISSN 1808-4281.

Neste artigo expõem-se e analisam-se as concepções de doença e morte presentes em um renomado centro de cura espiritual, mediante procedimento etnográficos e a consideração dos seus implícitos. Subjacente ao surgimento da Legião Branca Mestre Jesus conta-se a história de uma família de índios cujos fundadores, depois de mortos, se unem no "plano espiritual" para atrair e reunir os seus membros que entretanto se haviam dispersado. Esta narrativa parece ser uma metáfora do encontro e desencontro entre colonizadores e suas vítimas africanas e indígenas. A doença é significada como um sinal de pertencimento a essa família e o fato dos "médicos" serem entendidos como mortos, propõe uma relação de familiaridade com a morte. A concepção reencarnacionista propicia a composição de laços entre biografias diversas, interligando uma revisão da própria identidade a memórias sociais da escravidão, da subjugação colonial e do etnocídio indígena.

Palavras-chave : Etnopsicologia; Cultos afro-brasileiros; Rituais de cura; Morte; Religião e saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )