SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Interlocução entre Rudolf Otto, Carl Gustav Jung e Victor WhiteVelhice como intervenção nos modos de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de  e  FREIRE, José Célio. A comunicação terapêutica na abordagem centrada na pessoa. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp.78-94. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo de comunicação entre terapeuta e cliente nas fases da Abordagem Centrada na Pessoa, a partir de uma revisão bibliográfica inspirada na proposta da hermenêutica filosófica de Gadamer. São quatro fases: não diretiva, reflexiva, experiencial e coletiva. Perceberam-se, ao longo deste percurso, modificações na relação e comunicação terapeuta-cliente. Passa-se de um fluxo unidirecional, em direção ao cliente, para uma comunicação bilateral, com uma maior expressão do terapeuta, embora ainda restrita a expressões eficazes ao processo do cliente. Na fase experiencial tem-se a compreensão de uma comunicação de mão-dupla, um duplo movimento de expressão e escuta que acarreta uma maior escuta de si e do outro concomitantemente, gerando um fluxo mais igualitário. Já no último período, encontra-se uma comunicação transcendental, presente nos momentos de comunicação intensa em estados alterados de consciência.

Palavras-chave : comunicação; abordagem centrada na pessoa; relação terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )