SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1Burnout e estratégias de enfrentamento em profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOTTARDO, Luziene Francisca da Silva  e  FERREIRA, Maria Cristina. Suporte social, avaliações autorreferentes e bem-estar de profissionais de saúde. Arq. bras. psicol. [online]. 2015, vol.67, n.1, pp.146-160. ISSN 1809-5267.

Investigou-se o impacto do suporte emocional, instrumental e informacional no trabalho e das avaliações autorreferentes sobre o bem-estar laboral, operacionalizado por meio da satisfação no trabalho e dos afetos positivos dirigidos ao trabalho. A amostra foi composta por 302 profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, que responderam à Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, à Escala de Avaliações Autorreferentes, à Escala de Satisfação Geral no Trabalho e à Escala de Afetos Positivos no Trabalho. As análises de regressão múltipla hierárquica revelaram que: quanto maior a percepção de suporte social informacional de colegas ou supervisores no trabalho, maiores os índices de satisfação no trabalho e de afetos dirigidos ao trabalho; quanto maiores as avaliações autorreferentes, maiores os índices de satisfação no trabalho e de afetos dirigidos ao trabalho. Concluiu-se que o suporte informacional é de especial relevância para o bem-estar dos profissionais de saúde.

Palavras-chave : Suporte social; Avaliações autorreferentes; Bem-estar laboral; Psicologia positiva; Profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons