SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Gestalt, grupoterapia e arte: a ressignificação do bebê pré-termo em unidade neonatalFenomenologia da depressão: uma análise da produção acadêmica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BAUNGART, Thais de Assis Antunes. Reflexões sobre a atuação ética do pesquisador em estudos qualitativos: um exemplo envolvendo o tema da religiosidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.33-37. ISSN 1809-6867.

A atuação ética do pesquisador é uma questão que deve ser pensada e discutida em todos os tipos de pesquisa que envolve seres humanos. Na pesquisa de tipo qualitativa isso não é diferente e requer um cuidado adicional, uma vez, que irá estudar a subjetividade dos sujeitos pesquisados. O presente estudo traz algumas reflexões sobre a atuação ética do psicólogo-pesquisador. Para isso, utiliza como exemplo um estudo envolvendo questões de ordem religiosa, cujo objetivo foi verificar em que sentido a experiência religiosa de católicos poderia promover crescimento pessoal. Para a elaboração desse estudo utilizou-se a abordagem qualitativa e o método fenomenológico de pesquisa.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Atuação ética; Religiosidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )