SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A Angústia e a culpa no transtorno obsessivo-compulsivo: uma compreensão fenomenológico-existencialLuto e fenomenologia: uma proposta compreensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Maristela Vendramel  e  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. Intersubjetividade em Michel Henry: relação terapêutica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.92-96. ISSN 1809-6867.

A psicoterapia é realizada no contexto da relação terapêutica entre o psicoterapeuta e o paciente. A intersubjetividade se coloca como preponderante, pois é nesse registro que o trabalho terapêutico se desenvolve. Michel Henry (1922-2002), filósofo e romancista francês, desenvolveu a Fenomenologia da Vida, na qual é revelada o papel originário dos afetos na constituição do indivíduo, na sua relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. O objetivo deste trabalho é discutir a intersubjetividade dentro dos pressupostos teóricos da Fenomenologia da Vida de Michel Henry, tendo em vista o que este conhecimento contribui para a compreensão deste conceito relevante para a clínica psicológica.

Palavras-chave : Michel Henry; Intersubjetividade; Afetividade; Relação terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )