SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1"Carl Rogers no Brasil",2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.19 no.1 Goiânia jul. 2013

 

DISSERTAÇÕES E TESES

 

Título: Sobre um Conceito Integral de Empatia: Intercâmbios entre filosofia, psicanálise e neuropsicologia

Autor: Adriana de Simone

Instituição: Universidade de São Paulo

Programa: Doutorado em Psicologia Experimental

Banca: Klaus Bruno Tiedeman (Orientador)

Renato Rodrigues Kinouchi (Universidade Federal de São Carlos)

Fernando Tula Molina (Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas)

Jose Tolentino Rosa (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Ailton Amelio da Silva (Universidade de São Paulo)

Defesa: 26 de maio de 2010

Resumo: Este trabalho faz uma revisão das principais teorias em psicanálise, fenomenologia, e neurociência na tentativa desenvolver um conceito integral de empatia. Em Freud empatia depende da identificação e dos laços emocionais que decorrem da pulsão de vida; em Klein se apresenta como identificação projetiva benéfica; em Bion relaciona-se aos vínculos (L, K, H), o Outro é transcendência (O); em Winnicott traduz-se em holding e propicia o surgimento do verdadeiro self; na neurociência cognitiva depende de inferências cognitivas (teorias sobre teoria da mente), e de imitação implícita (Gallese); na neuropsicologia da emoção depende de um componente emocional básico, ou das emoções primárias; na neuropsicanálise relaciona-se com a maturação do hemisfério direito (Allan Shore) e à identificação projetiva; na fenomenologia de Husserl empatia está relacionada à intersubjetividade (o outro é outro eu); em Heidegger é a própria abertura do ser-aí, ou compreensão; Lévinas o rosto significa outramente, pressupõe a relação de responsabilidade e a superação do Mesmo. Relaciona-se ainda com bondade e amor. Pautados nos conceitos destes autores, consideramos que a empatia pertence a duas qualidades de experiência: (1) contágio emocional ou ressonância de afeto pela qual o eu-outro perdem suas fronteiras definidas; que não acompanha a ideia do Outro como alteridade (emoções primárias, comunicação inconsciente de afeto, identificação projetiva, compreensão originária do ser-no-mundo) e, (2) identificação que decorre da imagem/representação do corpo por espelhamento e mimetismo. Nosso conceito integral, portanto, considera o psiquismo como uma estrutura psíquica enquadrante (Green) e vazia a ser preenchida pelo cuidado e bons objetos primordiais. A empatia ou comunhão afetiva decorre da preconcepção (Bion) ou de uma abertura originária do ser, de caráter inato e filogenético, de responsabilidade para com o outro como outro eu, que é, também, diferente. Em termos neuroanatomofuncionais se identificam dois sistemas sobrepostos que tem seus epicentros no hemisfério direito sendo o primeiro epicentro o córtex órbitofrontal (relacionado ao sentimento de si mesmo); e, o segundo, a área somatosensorial (formador da autoimagem) e suas aferencias-eferências, provindos de áreas motoras e de linguagem (Broca). A empatia (do grego empatheia) pode ser descrita, portanto como duas formas básicas de funcionamento, que nos remete à sua relação léxica com a palavra grega sympátheia como fator unificador (Plotino). As traduções adequadas a ambos os termos seria sentir-com (Mitfühlung) e sentir-dentro (Einfühlung).

Palavras-chave: Empatia. Espelhamento. Identificação projetiva. Intersubjetividade. Neuropsicanálise.

Abstract: Text not informed by the author.

Keywords: Empathy. Intersubjectivity. Mirroring. Neuropsychoanalysis. Projective identification.

Texto completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-30072010-100914/pt-br.php