SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Validade de construto do conjunto de testes de inteligência cristalizada (CTIC) da bateria de fatores cognitivos de alta-ordem (BaFaCAlO)A experiência de intervenção feita por alunos de psicologia numa escola pública em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

NEUBERN, Maurício da Silva. Técnicas hipnóticas, dor crônica e a emergência do sujeito. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.2, pp.317-333. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho parte de uma crítica às pesquisas contemporâneas sobre hipnose e dor crônica, nas quais não é conferida ênfase ao papel do sujeito no processo terapêutico. Procura destacar como as técnicas hipnóticas favorecem a emergência da condição de sujeito junto a pacientes portadores de dores crônicas. Partindo de breves ilustrações clínicas, destaca-se como as técnicas promovem uma condição de protagonismo desse sujeito, que assume uma postura ativa diante do processo, e como proporcionam visibilidade a experiências e narrativas que possuem considerável potencial terapêutico, embora comumente sejam marginalizadas pelos discursos dominantes. As técnicas são discutidas em torno de três eixos: a aceitação e o rapport, o conto de historias e as subversões da linguagem. Conclui-se considerando que as técnicas favorecem o desencadeamento de recursos e potencialidades, valorizam o saber e as ações do sujeito e não se mantêm restritas à noção de dor como fenômeno orgânico.

Palavras-chave : Hipnose; Dor Crônica; Sujeito; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )