SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Cuidando de si e do outro: Respondendo aos desafios da pandemia no contexto acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GUERRA, André  e  STENZEL, Lucia Marques. O embotamento do pensamento crítico e a crise da universidade pública brasileira. Rev. NUFEN [online]. 2021, vol.13, n.2, pp.133-146. ISSN 2175-2591.

RESUMO Este estudo teórico promove uma reflexão crítica acerca da atual configuração da universidade pública brasileira. Por meio de contribuições teóricas de influência fenomenológica são desenvolvidos três eixos de análise: o empreendedorismo organizacional e a gestão das mentes, que revela como a universidade tem se colocado a serviço da mera capacitação técnica, da formatação cognitiva e de uma práxis destituída de lastro ético-político; a universidade como gestora de adoecimento, em que se discute o sofrimento psíquico oriundo de exigências de desempenho e produtividade; e o embotamento do pensamento crítico, que demonstra como a universidade vem se afastando de sua tarefa primordial, cujo fundamento existencial é a radicalidade do pensamento crítico. Por fim, aponta-se para o risco do definhamento irreversível da universidade pública brasileira, em razão de sua marcha acelerada rumo a um projeto de neoliberalização que, além das investidas externas, também conta com uma significativa conivência da própria comunidade acadêmica.

Palavras-chave : Instituições de ensino superior; Neoliberalismo; Fatores psicossociais; Racionalidade técnica; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons