44 73Escutar odisseiasPassar das sereias ao canto: da voz primordial à assunção do sujeito 
Home Page  


Ide

 ISSN 0101-3106

ZIMERMAN, Helena Haenni. A cena analítica: entre duas mortes. Ide (São Paulo) []. 2022, 44, 73, pp.50-56. ISSN 0101-3106.

O presente artigo visa suscitar uma reflexão a respeito da clínica psicanalítica na atualidade, tendo como fonte de inspiração duas categorias literárias, entre outras, formuladas por Aristóteles na Poética: o drama e a tragédia. As considerações desenvolvidas ao longo do texto partem do princípio de que aquele que procura uma análise possui uma história que anseia comunicar a um ouvinte, seja ela breve, extensa, ou mesmo quase silenciosa. A posição do sujeito que fala bem como a daquele que escuta são, no entender da articulação aqui proposta, o ponto de partida para o manejo da relação psicanalista e analisando no sentido de um trabalho analítico profícuo. O recurso à arte literária permite ilustrar de modo elegante os meandros e as peculiaridades presentes na criação do mito pessoal de cada sujeito.

: psicanálise; sujeito; drama; tragédia.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License