55 1Esboços para uma teoria do sujeito: com Badiou e a psicanáliseBergson e a clínica psicanalítica 
Home Page  


Tempo psicanalitico

 ISSN 0101-4838 ISSN 2316-6576

HOEPERS, Gianne Christine    LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de. Psicanálise, processos grupais e autismo. Tempo psicanal. []. 2023, 55, 1, pp.98-126. ISSN 0101-4838.

O objetivo deste artigo é levantar aspectos das concepções psicanalíticas acerca de grupos e discussões teóricas e técnicas acerca da proposição de grupos com crianças autistas em instituições. Ao longo do trabalho discutimos sobre o processo de formação dos grupos; os pressupostos teóricos grupais cunhados por René Kaës e a possibilidade de grupos com objetos mediadores. Ao final, apresentamos uma breve análise acerca da realidade grupal e dos grupos com objetos mediadores com crianças autistas em um CAPSi. Compreendemos que esta especificidade de atuação ainda é incipiente, necessitando de mais estudos. No entanto, enxergamos potencialidades na proposta de intervenção grupal para trabalhar diversas demandas como dificuldades na capacidade associativa, na percepção de si e do outro, na interação, entre outras que comumente estão presentes nos quadros de autismo. Em nossa pesquisa, os resultados apontam que houve evolução positiva em todas as crianças participantes.

: Psicanálise; Grupos; Crianças; Autismo.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License