37 69Augusta dos Anjos e seu desejo de morte ou como tornar a vida viávelMensagens codificadas no corpo: é possível decifrar? 
Home Page  


Reverso

 ISSN 0102-7395

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. Trauma e identidade brasileira. Reverso []. 2015, 37, 69, pp.79-89. ISSN 0102-7395.

A autora faz um rastreamento das origens da sociedade brasileira, salientando os traumas que, como uma herança arcaica, constituíram nossa identidade. Aborda mais especificamente o povoamento desordenado do território brasileiro, com deserdados da sorte e posteriormente a instituição da escravidão, com suas marcas indeléveis. Relembra a história do primeiro e segundo reinados e da república, as ditaduras da era Vargas e do golpe militar de 1964, além da morte de Tancredo Neves na retomada da democracia. A corrupção atual parece ser um legado de um estado onde prevalece a lei do pai primevo, na qual o pacto social é pouco respeitado. Após analisar alguns traços da identidade brasileira, questiona se é possível ressignificar o pai faltante e se essas retificações podem atingir o inconsciente coletivo.

: Trauma; Pai primevo; Herança arcaica; Identidade; Pacto social; Ressignificação.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License