40 75O último LacanA psicose, o sexual e a linguagem 
Home Page  


Reverso

 ISSN 0102-7395

SALIBA, Ana Maria Portugal Maia. Incerteza e esperança: a psicanáliseUncertainness and hope: the psychoanalysis. Reverso []. 2018, 40, 75, pp.57-62. ISSN 0102-7395.

Partindo da psicanálise como um campo de incertezas, avaliamos a questão do saber em psicanálise, que se apoia no saber produzido pelo inconsciente, saber perturbador e em desarmonia com o mundo. Freud dedicou-se à pesquisa desse campo na clínica das neuroses, construindo a teoria da psicanálise e seu método de abordagem. Apesar das resistências encontradas por parte das ciências da época, reafirma sua esperança diante de uma constelação terapêutica inédita, cuja presença estranha o indivíduo é obrigado a negar para si e para os outros. Ainda assim, Freud recusa-se a atribuir à psicanálise uma Weltanschauung (visão de mundo) especial, preferindo aproximá-la à da ciência, como um campo de desafios e pesquisas.

: Psicanálise; Inconsciente; Saber; Ciência; Weltanschauung.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License