15 1Adesão ao tratamento da asma na infância: dificuldades enfrentadas por cuidadorasGenograma e ecomapa: possibilidades de utilização na estratégia de saúde da família 
Home Page  


Journal of Human Growth and Development

 ISSN 0104-1282 ISSN 2175-3598

OLIVEIRA, Nancy Ramacciotti de. Maternidade de adolescentes de periferias sociais e urbanas: algumas análises à luz da Psicologia Ambiental. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. []. 2005, 15, 1, pp.69-77. ISSN 0104-1282.

Esse artigo apresenta reflexões sobre a procriação de adolescentes de periferias sociais e urbanas de duas grandes cidades do Estado de São Paulo (BR), Santos e Santo André, baseando-se em conceitos da Psicologia Ambiental, a partir de três estudos realizados anteriormente com adolescentes grávidas e mães pobres. Naquelas condições sócio-ambientais, a gravidez pareceu diretamente associada a carências advindas de modelos que apresentam necessidades que aquelas adolescentes não podiam prover. A procriação de adolescentes pobres numa sociedade globalizada, com desafios de busca de uma forma de desenvolvimento que seja sustentável, é entendida como um fenômeno psicossocial, que deve ser tratado de forma interdisciplinar, uma vez que alcança âmbitos maiores, de ordem ética e política.

: Gravidez na adolescência; Procriação de adolescentes pobres; Psicologia Ambiental; Riscos ambientais para juventude; Procriação e protagonismo juvenil; Escola; Enraizamento.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License