17 3Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? 
Home Page  


Journal of Human Growth and Development

 ISSN 0104-1282 ISSN 2175-3598

MACHADO, Nicole O; SAITO, Maria I.    SZARFARC, Sophia C. Características sócio-demográficas e reprodutivas de adolescentes atendidas no pós-parto no Instituto da Criança da Universidade de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. []. 2007, 17, 3, pp.1-7. ISSN 0104-1282.

Tendo em vista os problemas inerentes à gravidez na adolescência e a importância de direcionar ações de saúde para essa população a Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP estendeu o atendimento, oferecendo atenção integral para mães adolescentes e seus filhos que freqüentaram o pré-natal na Disciplina de Obstetrícia da FMUSP. Este estudo visou identificar algumas características do modo de vida das mães adolescentes que freqüentam esse serviço. A população amostral foi constituída pelas 81 jovens que freqüentavam o ambulatório no período de estudo. Verificou-se que 76,5% delas não planejaram a gestação. Mesmo assim, com o apoio familiar e da instituição, planejavam mais filhos em data futura. A maioria delas convivia com o companheiro que, algumas vezes, assumiu também a chefia da família da adolescente. Grande parte delas, 54,3 % abandonou os estudos e, das 59 mães que trabalhavam, 38 deixaram de fazê-lo. As atividades de lazer foram modificadas e cerca de metade das jovens deixou de participar de qualquer atividade de lazer. O estudo permite ressaltar as repercussões da maternidade na vida das jovens e evidencia a importância do pré-natal e de serviços que proporcionem atendimento pós-parto, enfocando a saúde de uma forma global, beneficiando as adolescentes e seus filhos.

: Mães adolescentes; Estilo de vida; Programas de atendimento pós-natal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License