23 2Efeito do sedentarismo, perfil nutricional e sexo na flexibilidade de escolaresQuestionário de qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral (CP QOL-Child): tradução e adaptação para língua portuguesa 
Home Page  


Journal of Human Growth and Development

 ISSN 0104-1282 ISSN 2175-3598

SALES, Maria Lucélia da Hora et al. Quality of child health care in the family health strategy. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. []. 2013, 23, 2, pp.151-156. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a qualidade da atenção à saúde da criança pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Capital do Nordeste do Brasil. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado durante o ano de 2010, por meio de inquérito com os profissionais médicos e enfermeiros de 66 equipes da ESF de Maceió-AL, estratificadas por tempo de funcionamento em anos. Utilizou-se parte do instrumento de auto-avaliação denominado Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ) do Ministério da Saúde, especificamente as questões referentes às ações e atividades realizadas no campo de atenção à "saúde da criança", dentro da dimensão "atenção à saúde". RESULTADOS: os padrões elementares de qualidade foram encontrados em 84,1% das ações realizadas. Os padrões considerados avançados apresentaram o menor percentual de conformidade entre todas as equipes (47,7%). Quanto ao tempo de implantação da ESF, as equipes com menos de quatro anos tenderam a relatar melhores padrões de qualidade. CONCLUSÕES: os achados sugerem que as ações de saúde da criança estão sendo realizadas em melhor conformidade nas equipes com menos tempo de implantação, e que a grande maioria das equipes ainda estão atendendo a padrões considerados menos avançados em termos de qualidade.

: qualidade; acesso; avaliação da assistência à saúde; saúde da família; saúde da criança.

        · | |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )