23 2Percepção dos pais sobre os distúrbios fonoaudiológicos na infânciaMeio grogue e com as mãos amarradas: o primeiro contato com o recém-nascido segundo mulheres que passaram por uma cesárea indesejada 
Home Page  


Journal of Human Growth and Development

 ISSN 0104-1282 ISSN 2175-3598

LIMA, Bruno Francisco Real de et al. Occupational infection by the hepatitis B virus: risk and prevention measures. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. []. 2013, 23, 2, pp.184-189. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) é um dos problemas mais sérios de saúde pública, em virtude do número elevado de pessoas infectadas por este agente etiológico. OBJETIVOS: verificar o conhecimento apresentado pela equipe de enfermagem sobre o modo de transmissão do vírus da hepatite B (VHB) e os decorrentes agravos à saúde humana; Identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as medidas de prevenção utilizadas para evitar as infecções ocupacionais por este vírus e investigar a situação de imunização contra o VHB dos componentes da equipe de enfermagem. MÉTODO: estudo quantitativo realizado em 2008. A amostra foi composta por 38 componentes da equipe de enfermagem de um Hospital Público de Ensino do ABC paulista e, para a coleta de dados utilizou-se um formulário. RESULTADOS: a transmissão sexual foi referida pela maior parte (24,57%) das respostas dos componentes da equipe de enfermagem, como modo de transmissão do VHB. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) foi citado por 41,54% destes profissionais como medida de prevenção para evitar a transmissão do VHB. Apenas 2,63% dos participantes referiram desconhecer algum caso de colega que já foi vítima de acidente com materiais perfuro cortantes. Todos os participantes deste estudo são imunizados contra o VHB. CONCLUSÃO: os profissionais deste estudo estão preparados quanto à utilização das precauções padrão.

: transmissão do vírus da hepatite B; precauções universais; equipe de enfermagem.

        · | |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )