34Blanchot ferido com fogoO princípio de igual consideração de interesses semelhantes na ética prática de peter singer 
Home Page  


Barbaroi

 ISSN 0104-6578

DAVOGLIO, Tarcia Rita. Entre urtigas e diagnósticos de transtornos mentais: ensaio sobre esquivas e enfrentamentos. Barbaroi []. 2011, 34, pp.198-205. ISSN 0104-6578.

O presente artigo, na forma de um ensaio temático, suscita a problematização do estabelecimento de diagnósticos em saúde mental. A partir das práticas vigentes, trata-se de refletir acerca da relevância e implicações de construir hipóteses diagnósticas de transtornos mentais, especialmente quando dirigidas à infância e adolescência. Longe de serem uma intervenção consolidada, esses diagnósticos, por suas peculiaridades, permanecem ainda pouco explorados e praticados, sob diversas alegações. A questão que atravessa o texto é o quanto o ato de diagnosticar transtornos mentais incipientes e precoces, de modo adequado e oportuno, constitui-se tema para o debate científico, mais do que para esquivas e ataques.

: Transtornos mentais; Infância; Adolescência; Diagnósticos.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License