38Intervenções terapêuticas em pessoas com Síndrome de Asperger: revisão da literaturaA cartografia como método para as ciências humanas e sociais 
Home Page  


Barbaroi

 ISSN 0104-6578

ARALDI, Etiane; DIEHL, Rafael    MARASCHIN, Cleci. Ética e técnica na relação entre a psicologia e a pergunta sobre o conhecer. Barbaroi []. 2013, 38, pp.26-44. ISSN 0104-6578.

Neste artigo tomamos uma afirmação recorrente no campo da psicologia, a saber, a de que o trabalho do psicólogo é necessariamente ético e não técnico. Para compreender a emergência de tal assertiva buscamos percorrer algumas questões sobre o surgimento da psicologia em sua relação paradoxal com as perguntas sobre o conhecer e o conhecimento. A contribuição de uma perspectiva das redes é discutida no sentido de não localizar a ética e a técnica em pares dicotômicos, mas considerar a participação de não humanos na configuração dos conhecimentos e da ciência. Por fim, defende-se o diálogo com algumas abordagens sistêmicas da cognição como forma de recolocar o problema da técnica para a psicologia como disciplina moderna, apontando para uma abordagem da ética como ação encarnada em contraponto ao representacionismo do paradigma cognitivista.

: Psicologia; Técnica; Ética.

        · | | |     · |     · ( pdf )