38Crack na mídia impressa: um estudo sobre a produção de sentido no discurso jornalístico sobre o crackA impossibilidade de amamentar em diferentes contextos 
Home Page  


Barbaroi

 ISSN 0104-6578

LAUERMANN, Jusiene Denise    GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. Para além dos muros institucionais: problematizando os discursos dos egressos do sistema prisional. Barbaroi []. 2013, 38, pp.178-197. ISSN 0104-6578.

Este trabalho procurou compreender os discursos dos egressos do sistema prisional sobre a sua condição de ex-encarcerado, bem como a incidência dos processos institucionais na construção da subjetividade desses sujeitos. As vivências do sujeito na prisão e a experiência de saída interferem na construção da sua subjetividade e na maneira como interage socialmente. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, tendo por ferramenta a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco egressos de um Presídio do Rio Grande do Sul e submetidas à análise de discurso. Obteve-se como resultados alguns pontos que se revelaram recorrentes: o processo de encarceramento, o estigma, a exclusão, a recuperação dos vínculos familiares, a falta de oportunidades e a reincidência. Frente a isso, as possibilidades da Psicologia, nesse contexto, seriam: atuar na construção de políticas públicas voltadas ao sistema prisional e ao apoio ao egresso e, problematizar as formas de subjetivar produzidas nesse espaço.

: Egressos do Sistema Prisional; Encarceramento; Subjetividade.

        · | |     · |     · ( pdf )