30 69Psicólogas(os) clínicas(os) e as demandas de mães e pais em litígioDinâmicas disfuncionais, disputa de guarda e alegações de alienação parental: uma compreensão sistêmica 
Home Page  


Nova Perspectiva Sistêmica

 ISSN 0104-7841 ISSN 2594-4363

MACIEL, Sérgio Alberto Bittencourt; MENDES, Antônio de Alcântara    BARBOSA, Luciana de Paula Gonçalves. Visão sistêmica sobre os pressupostos de alienação parental na prática clínica individual e familiar. Nova perspect. sist. []. 2021, 30, 69, pp.62-77. ISSN 0104-7841.  https://doi.org/10.38034/nps.v30i69.611.

Após quase vinte anos da sua chegada ao Brasil, os pressupostos de alienação parental extrapolaram o Poder Judiciário e ingressam nos consultórios particulares. O termo passou a constar das narrativas de clientes e psicoterapeutas. Tendo isso em vista, no presente artigo discutimos crítica e sistemicamente esses pressupostos. Apresentamos um estudo de caso qualitativo de três vinhetas clínicas para discutir como os acordos conversacionais estabelecidos entre psicoterapeutas e clientes no contexto clínico podem engendrar, substanciar ou ressignificar as narrativas de alienação parental, e as implicações dessa escolha para o processo psicoterápico. A discussão dos casos indica que as alegações e percepções de alienação parental constituem-se como uma tentativa de se classificar ou explicar comportamentos usualmente presentes em desavenças conjugais e parentais e o sofrimento delas advindo. Em adição, é problematizado o lugar do profissional na construção dialógica do objeto de intervenção e questionando-se a noção de realidade observável na psicoterapia.

: Alienação parental; Acordos conversacionais em psicoterapia; Perspectiva sistêmica novo-paradigmática; Psicologia clínica.

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License