18 2Tolman et le Conditionnement PavlovienInstrumentalidade e coerência do conceito de eventos privados 
Home Page  


Acta Comportamentalia

 ISSN 0188-8145

FERREIRA, Paulo Roberto dos Santos; DOMENICONI, Camila    DE ROSE, Júlio César Coelho. As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta comport. []. 2010, 18, 2, pp.257-278. ISSN 0188-8145.

Em Verbal Behavior, B. F. Skinner apresenta uma interpretação a respeito das extensões do operante verbal tacto. Incluída em sua interpretação está uma categorização das extensões do tacto: genérica, metafórica, metonímica, solecista, nomeação e adivinhação. No entanto, o modo como tais categorias derivam-se de classes verbais estabelecidas não está devidamente esclarecido em sua obra. Também não estão definidas as regras que são consideradas pelo autor ao realizar a classificação dos tipos de extensões. Procurando explicitar, com base estritamente na interpretação skinneriana, o (1) mecanismo de extensões do tacto, e a (2) lógica envolvida na sua categorização, buscou-se, no Verbal Behavior e em textos prévios do autor, informações que permitissem elucidar esses importantes aspectos de sua interpretação. Destacou-se, no curso da investigação, a importância da noção de propriedade de estímulo na interpretação skinneriana das extensões do tacto como uma noção fundamental na explicitação do mecanismo comportamental envolvido nas extensões, ou mesmo subsidiando a categorização dos diferentes tipos apresentados pelo autor. A partir disso, enumerou-se, em ordem decrescente de probabilidade de emissão, as extensões do tacto: extensão genérica, extensão metafórica, extensão metonímica, solecismo e adivinhação.

: comportamento verbal; extensões do comportamento verbal; tacto; comportamento novo.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License