18 2As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo 
Home Page  


Acta Comportamentalia

 ISSN 0188-8145

BORBA, Aécio    TOURINHO, Emmanuel Zagury. Instrumentalidade e coerência do conceito de eventos privados. Acta comport. []. 2010, 18, 2, pp.279-296. ISSN 0188-8145.

A Análise do Comportamento distingue-se de outras modalidades de behaviorismo por seu tratamento original para a subjetividade, aí incluído o uso do conceito de eventos privados. Uma vez que a Análise do Comportamento tem sido associada ao pragmatismo, por seus critérios de validação dos conceitos e proposições científicos, este trabalho discute a cientificidade do conceito de eventos privados à luz daqueles critérios. Tomando como referência proposições de James e Rorty sobre a relação entre instrumentalidade e coerência na validação de conceitos e enunciados, o artigo discute a validade do conceito de eventos privados para abordar os problemas relacionados à subjetividade considerando-se dois problemas: a) a ausência de visão consensual sobre a coerência do conceito com o sistema explicativo analítico-comportamental; e b) as funções do conceito. Argumentamos que analistas do comportamento têm usado o conceito de eventos privados sob controle de fenômenos de complexidade variável, o que explicaria parcialmente a falta de consenso sobre a coerência do conceito com o sistema explicativo analítico-comportamental. Quando há algum consenso sobre sua coerência, falta ainda consenso sobre sua instrumentalidade. Com isso, o reconhecimento da coerência e instrumentalidade do conceito depende da emissão da resposta verbal “eventos privados” sob controle de classes específicas de eventos.

: Análise do Comportamento; eventos privados; subjetividade; pragmatismo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License