Acta Comportamentalia
ISSN 0188-8145
OLIVEIRA, Marileide Antunes de; PENARIOL, Camila Politti GOYOS, Celso. Ensino da aplicação de tarefas de matching-to-sample computadorizadas para ensino de leitura. Acta comport. []. 2013, 21, 1, pp.53-67. ISSN 0188-8145.
Pesquisas em equivalência de estímulos utilizam tarefas de matching-to-sample (MTS) para produzir relações condicionais entre estímulos e estudos derivados as utilizam para o ensino de comportamento verbal, leitura e outras habilidades acadêmicas, com resultados bastante promissores. A aplicação desses procedimentos por educadores poderá trazer implicações importantes no ensino de leitura para crianças e é uma questão que vem sendo investigada. Este trabalho descreveu e avaliou um procedimento para ensinar estudantes universitários a implementar tarefas de MTS computadorizadas para leitura. O Estudo 1 objetivou avaliar se quatro participantes, após serem ensinadas a: (1) elaborar, (2) aplicar tarefas de MTS envolvendo a relação AB (palavra ditada-figura); e (3) analisar relatório de desempenho, mostrariam generalização desses repertórios para novos estímulos. Primeiro, os participantes foram solicitados a ensinar a leitura de três palavras - pato, gato e dedo - a um auxiliar de pesquisa no papel de aprendiz. Após, a experimentadora conduziu uma demonstração das classes de respostas envolvidas em (1), (2) e (3), e, após, os participantes foram solicitados a repetirem a demonstração. Nos testes, utilizaram-se novas palavras. O Estudo 2 compreendeu replicação sistemática do Estudo 1 envolvendo a relação AC (palavras ditadas-palavras impressas), tendo quatro participantes. Todas as participantes aprenderam a implementar tarefas de MTS computadorizadas e apresentaram generalizaçãopara novos estímulos. Os resultados foram discutidos com base na efetividade do procedimento, bem como foram ressaltadas as contribuições desse trabalho no delineamento de programas de ensino de professores.
: leitura; equivalência de estímulos; matching-to-sample; ensino de professores; programa de ensino individualizado; ensino computadorizado.