21 1Efectos del tipo de entrenamiento y del modo lingüístico sobre el ajuste a contingencias convencionalesDesenvolvimento de guia e fluxograma como suporte para delineamentos culturais 
Home Page  


Acta Comportamentalia

 ISSN 0188-8145

MACEDO, Marina; ESCOBAL, Giovana    GOYOS, Celso. Escolha e preferência por alimentos com ou sem valor calórico em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso. Acta comport. []. 2013, 21, 1, pp.83-98. ISSN 0188-8145.

Obesidade e sobrepeso são consideradas questões relevantes de saúde atualmente. Este estudo investigou se o valor calórico do alimento (Fase 1) e sua magnitude (Fases 2 e 3) controlavam o comportamento de escolha de dois indivíduos de nove e treze anos com sobrepeso e deficiência intelectual. Foram elaboradas duas gomas idênticas, diferindo apenas no valor calórico. Na Fase 1, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e uma goma não calórica, respectivamente. Na Fase 2, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e duas gomas não calóricas, respectivamente. Na Fase 3, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e uma não calórica e uma goma não calórica, respectivamente. Quatro apresentações dos esquemas constituíam uma sessão. Os dados de interesse foram as respostas de escolha nos Botões 1 e 2. Os resultados dos participantes na Fase 1 tenderam a indiferença entre alternativas. Na Fase 2, P1 demonstrou preferência pela alternativa de maior magnitude, porém na Fase 3, a magnitude exerceu pouco controle sobre sua resposta de escolha. Os dados de P2 tenderam a indiferença nas duas fases. Questionou-se o valor reforçador dos estímulos empregados no estudo.

: escolha alimentar; obesidade; crianças; deficiência intelectual; goma com ou sem valor calórico.

        ·     · |     · ( pdf )