22 2Interação terapêutica: Considerações sobre os efeitos dos comportamentos de empatia, interpretação e orientação 
Home Page  


Acta Comportamentalia

 ISSN 0188-8145

PEREZ, William Ferreira    ROVIRA MILLAN, Lillian V.. Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: Uma revisão metodológica. Acta comport. []. 2014, 22, 2, pp.227-242. ISSN 0188-8145.

Em uma tarefa de emparelhamento com o modelo envolvendo duas escolhas, o participante pode aprender tanto a selecionar o estímulo comparação correto (controle por seleção) quanto a rejeitar o incorreto (controle por rejeição). O presente trabalho apresenta uma revisão dos procedimentos que induzir o estabelecimento dos controles por seleção ou por rejeição durante o treino de discriminações condicionais. Dentre os procedimentos revisados estão o uso de diferentes proporções de S+/S-, os procedimentos de dica atrasada e de dica do S+, a realização do treino com máscara e o procedimento de emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR). Alguns parâmetros que podem influenciar o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição, tais como o número de estímulos de comparação apresentados e a topografia de resposta, também são analisados e discutidos. A revisão de diferentes estudos sugere que procedimentos precisam ser combinados para que os controles por seleção ou por rejeição sejam estabelecidos. Além disso, estudos sugerem que a manipulação da observação dos estímulos é uma variável crítica na modelagem desses controles.

: controle por seleção; controle por rejeição; modelo/S+, modelo/S-; emparelhamento com o modelo; equivalência de estímulos.

        ·     · |     · ( pdf )