55 4A dimensão viva da experiência de supervisão didáticaO Unheimliche brasileiro 
Home Page  


Revista Brasileira de Psicanálise

 ISSN 0486-641X

CAMPOS, Candice Pasqualin de; CRESTANA, Fernanda    FALCAO, Luciane. O terceiro analítico supervisório: o processo supervisório, o campo supervisório e a transformação contínua. Rev. bras. psicanál []. 2021, 55, 4, pp.191-208. ISSN 0486-641X.

As autoras propõem a hipótese da existência de um fenômeno que ocorre no processo de supervisão e que nomeiam como o terceiro analítico supervisório. Partem da ideia de que algumas representações sem representação simbólica do aparelho psíquico do paciente - que se mantêm nesse estado durante a sessão de análise - poderiam sofrer algum tipo de transformação durante o processo de supervisão. Fenômenos perceptivos que acontecem no aparelho psíquico do sujeito e no campo analítico, como o trabalho de figurabilidade e a simbolização primária, também podem acontecer numa sessão de supervisão. As autoras mostram que esse processo incide tanto na mente do supervisionando quanto na do supervisor e sucede em três tempos: 1) sessão de análise, 2) sessão de supervisão, e 3) reflexão e narrativa. Começam com uma breve revisão teórica dos conceitos de Darstellbarkeit, figurabilidade psíquica e simbolização primária. Depois, descrevem como se dá a apreensão de representações sem representação simbólica, ou seja, representações não simbolizadas, através do processo supervisório, e então propõem a ideia do terceiro analítico supervisório. Por fim, apresentam alguns exemplos clínicos.

: Darstellbarkeit; supervisão; figurabilidade; simbolização primária; terceiro analítico supervisório.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License