7 2Estudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade 
Home Page  


Cuadernos de neuropsicología

 ISSN 0718-4123

LOPES, Regina Maria Fernandes et al. Funções executivas de idosos com depressão: um estudo comparativo. Cuad. neuropsicol. []. 2013, 7, 2, pp.72-86. ISSN 0718-4123.  https://doi.org/10.7714/cnps/7.2.204.

O envelhecimento gera modificações funcionais e estruturais no organismo, que diminui a vitalidade e favorece o aparecimento de doenças relacionadas a esse período de vida através de um processo natural. A depressão está associada a déficits cognitivos e funcionais. O objetivo é avaliar flexibilidade cognitiva de idosos depressivos. Participaram do estudo 38 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, com diagnóstico depressão e 123 idosos de ambos os sexos da população geral. O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal. Os instrumentos utilizados: Ficha de dados clínicos , Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Inventário de Depressão de Beck (BDI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e os subtestes Vocabulário, Códigos, Dígitos e Cubos da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos III (WAIS-III). A análise do desempenho no teste WCST, em idosos com depressão mais grave mostraram maior número total de erros cometidos ao realizar a tarefa e maior percentual de respostas de nível conceitual, cometem mais erros. Além disso, demonstram evidências de acertos casuais e não intencionais e quanto mais grave a depressão, maiores os prejuízos cognitivos no desempenho no WCST.

: depressão; envelhecimento; idosos; função executiva; teste Wisconsin de classificação de cartas.

        · | | |     · |     · ( pdf )