17 28Estrategias de afrontamiento, estrés y alteración psicológica en niñosFamilia: límites y posibilidades en la construcción de los vínculos intersubjetivos 
Home Page  


Alternativas en Psicología

 ISSN 1405-339X

GOMES, Gil    SOARES, Adríana. Diferencia de género con relación al desempeño académico en estudiantes de nivel básico. Altern. psicol. []. 2013, 17, 28, pp.106-118. ISSN 1405-339X.

O objetivo do estudo foi verificar através de uma pesquisa quantitativa, em 57 alunos matriculados em duas escolas particulares do município do Rio de Janeiro do 6º e 7 º do ensino fundamental de ambos os sexos com idades entre 10 anos e 10 meses e 14 anos e 3 meses, o desempenho de meninos e meninas e relacionar suas performance as variáveis inteligência e autoeficácia. Os instrumentos utilizados foram o Roteiro de Avaliação de Autoeficácia e o teste de Raciocínio Verbal (Forma A) da BPR-5, além das notas das avaliações escolares de Português e Redação. Os resultados indicaram a inexistência de diferenças nos desempenhos escolares entre meninas e meninos, no entanto, apontou que o desempenho das meninas está associado tanto à inteligência quanto a crença de autoeficácia enquanto o dos meninos depende apenas da crença de autoeficácia.

: autoeficacia; gênero; desempenho académico; inteligência.

        · |     ·     · ( pdf )